domingo, 10 de março de 2013

Ementa de História -1º ano


Ementa 1º ano – História
O propósito da abordagem das disciplinas de humanidades, e aqui se inclui a História, no Ensino Médio não é apenas a de formar cidadãos ou indivíduos conscientes e etc. Isso é o que se pretendia na Educação do início do século XX, marcada por um caráter positivista e elitista. Essa visão de educação está presente na LDB no Art. 2 (“o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”). As disciplinas de humanidades trabalham com uma perspectiva alargada sobre essa visão, uma vez que o objetivo principal dessa área hoje é compreender o ser humano, perceber a alteridade entre as culturas e fazer com que o individuo reflita sobre o seu papel na sociedade. ‘No século XX, sem que desaparecessem as concepções anteriores, novas perspectivas teóricas têm procurado minar as certezas positivas, incorporando orientação mais relativista às análises’ (PCNs Ciências Humanas e suas tecnologias p. 6). Desse modo ocorre uma mudança na perspectiva histórica no final do século XX e início do século XXI, mudança essa de difícil consolidação e que encontra resistência por parte de alguns professores da área de humanidades.
Sob esse aspecto, a função da História no âmbito do Ensino médio é promover a reflexão sobre o ser humano no decorrer do tempo histórico, suas organizações políticas sociais e econômicas, suas tecnologias e as maneiras como ele age sobre a natureza. Desse modo, a História exige uma abordagem interdisciplinar, não apenas com as disciplinas das áreas de humanidades, mas também com as Ciências da natureza e com as disciplinas de Códigos e Linguagens. “O momento, hoje, porém, é o de se estruturar um currículo em que o estudo das ciências e o das humanidades sejam complementares e não excludentes. Busca-se, com isso, uma síntese entre humanismo, ciência e tecnologia, que implique a superação do paradigma positivista, referindo-se à ciência, à cultura e à história. Destituído de neutralidade diante da cultura, o discurso científico revela-se enquanto representação sobre o real, sem se confundir com ele. Desta forma, “a tensão entre a lei e o indivíduo, entre a necessidade e a liberdade, entre o universal e o singular, entre a linguagem formal das matemáticas e as línguas naturais encontraria no conceito de cultura e de autoprodução do homem sua matriz inteligível, de sorte a integrar em um só conjunto, sistematicamente tratado, a aparente dispersão dos fatos e dos conhecimentos.”’(PCNs, Ciências Humanas e suas tecnologias, p. 7). No entanto essa proposta interdisciplinar muitas vezes encontra resistência dentro do próprio corpo docente das unidades de ensino, que estão muitas vezes preocupados em oferecer ao aluno um conhecimento fragmentado, fruto de uma organização burocrática do conteúdo e, sobretudo, desvinculado da realidade em que o estudante se insere. ‘A História, que deverá estar presente também enquanto História das Linguagens e História das Ciências e das Técnicas, não na perspectiva tradicional da História Intelectual, que se limita a narrar biografias de cientistas e listar suas invenções e descobertas, mas da nova História Cultural, que enquadra o pensamento e o conhecimento nas negociações e conflitos da ação social’ (idem p. 8). Assim, a interdisciplinaridade se apresenta como essencial para o ensino de História.
A semestralidade permite trabalhar em torno de eixos temáticos e, a partir desses eixos, sobre conteúdos que sejam significativos para que o estudante compreenda o que é o ser - humano e analise seu desenvolvimento e as diferentes formas de interação que esse homem elabora com a natureza e com seus pares.
Os Eixos, e os objetivos dos mesmos, utilizados no 1º ano são:
·         Diversidade humana.
1.       Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.
2.       Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural
·         Desenvolvimento humano
1.       Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos
2.       Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos
·         Teoria da História
1.       Compreender o que é História, quais suas funções e métodos e sua importância na sociedade
2.       Compreender o que é tempo e como as sociedades se relacionam com ele.
3.       Identificar o que é patrimônio e as formas de proteção do patrimônio que existem.
A partir desses Eixos é possível trabalhar de forma não cronológica com os conteúdos e relacionar informações sobre sociedades diversas e até mesmo separadas no tempo cronológico. Dessa forma, os conteúdos significativos do 1º ano são:
·         Teorias sobre o surgimento do Homem e suas evidências (reflexão do homem sobre si mesmo e sobre a sua origem)
·         Diversidade da Cultura humana no tempo
·         Diversidade na organização política humana no tempo
·         Diversidade na organização econômica humana no tempo
·         As transformações sociais e econômicas do homem
·         A relação entre homem e natureza na antiguidade e suas transformações
·         As tecnologias humanas e sua relação com a ação do homem sobre a natureza.
·         Teoria da História e Patrimônio
Esses conteúdos serão trabalhados no semestre em torno de cinco áreas centrais que proporcionam a abordagem dos conteúdos significativos dos Eixos Centrais. Esse currículo, baseado em uma organização cronológica, pode ser alterado no decorrer do semestre. A forma pelo qual ele foi organizado (cronologicamente) não representa a forma de apresentação dele aos alunos. Inicialmente temos como currículo o seguinte:
1.       Introdução aos estudos históricos
·         Historiografia
·         Relatividade histórica
·         Patrimônio material e imaterial
·         Periodização
2.       História Antiga e pré-história
·         Periodização da pré-história
·         Teorias sobre o surgimento do homem
·         Características sociais e políticas da pré-história
·         Organização social pré-histórica no neolítico e a produção de excedentes
·         A escravidão e organização social no crescente fértil
·         Modo de produção no crescente fértil
·         Desenvolvimento social, político e econômico no Ocidente
·         Caso grego e as diferenças políticas e sociais entre as poleis
·         Caso romano e a unificação política de um território vasto
3.       Idade Média
·         Cristianização do Ocidente
·         A Igreja Cristã romana
·         As invasões bárbaras e assimilação da cultura romana
·         Feudalismo
·         Islã
·         Sociedade e cultura medieval
4.       Baixa Idade Média
·         O declínio do modo de produção feudal
·         A retomada das rotas comerciais de especiarias
·         A Reforma Protestante
·         Renascimento Científico Cultural
·         O início do processo das grandes navegações
5.       História da África e dos Africanos
·         África Antiga
·         Sociedade, política e cultura dos diferentes povos africanos

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