domingo, 10 de março de 2013

Ementa de História 2º ano


Ementa de História para o 2º ano do Ensino Médio
O propósito da abordagem das disciplinas de humanidades, e aqui se inclui a História, no Ensino Médio não é apenas a de formar cidadãos ou indivíduos conscientes e etc. Isso é o que se pretendia na Educação do início do século XX, marcada por um caráter positivista e elitista. Essa visão de educação está presente na LDB no Art. 2. As disciplinas de humanidades trabalham com uma perspectiva alargada sobre essa visão, uma vez que o objetivo principal dessa área hoje é compreender o ser humano, perceber a alteridade entre as culturas e fazer com que o individuo reflita sobre o seu papel na sociedade. ‘No século XX, sem que desaparecessem as concepções anteriores, novas perspectivas teóricas têm procurado minar as certezas positivas, incorporando orientação mais relativista às análises’ (PCNs Ciências Humanas e suas tecnologias p. 6). Desse modo ocorre uma mudança na perspectiva histórica no final do século XX e início do século XXI, mudança essa de difícil consolidação e que encontra resistência por parte de alguns professores da área de humanidades.
Sob esse aspecto, a função da História no âmbito do Ensino médio é promover a reflexão sobre o ser humano no decorrer do tempo histórico, suas organizações políticas sociais e econômicas, suas tecnologias e as maneiras como ele age sobre a natureza. Desse modo, a História exige uma abordagem interdisciplinar, não apenas com as disciplinas das áreas de humanidades, mas também com as Ciências da natureza e com as disciplinas de Códigos e Linguagens. “O momento, hoje, é o de se estruturar um currículo em que o estudo das ciências e o das humanidades sejam complementares e não excludentes. Busca-se, com isso, uma síntese entre humanismo, ciência e tecnologia, que implique a superação do paradigma positivista, referindo-se à ciência, à cultura e à história. Destituído de neutralidade diante da cultura, o discurso científico revela-se enquanto representação sobre o real, sem se confundir com ele. Desta forma, “a tensão entre a lei e o indivíduo, entre a necessidade e a liberdade, entre o universal e o singular, entre a linguagem formal das matemáticas e as línguas naturais encontraria no conceito de cultura e de autoprodução do homem sua matriz inteligível, de sorte a integrar em um só conjunto, sistematicamente tratado, a aparente dispersão dos fatos e dos conhecimentos.”’(PCNs, Ciências Humanas e suas tecnologias, p. 7). No entanto essa proposta interdisciplinar muitas vezes encontra resistência dentro do próprio corpo docente das unidades de ensino, que estão muitas vezes preocupados em oferecer ao aluno um conhecimento fragmentado, fruto de uma organização burocrática do conteúdo e, sobretudo, desvinculado da realidade em que o estudante se insere. ‘A História, que deverá estar presente também enquanto História das Linguagens e História das Ciências e das Técnicas, não na perspectiva tradicional da História Intelectual, que se limita a narrar biografias de cientistas e listar suas invenções e descobertas, mas da nova História Cultural, que enquadra o pensamento e o conhecimento nas negociações e conflitos da ação social’ (idem p. 8). Assim, a interdisciplinaridade se apresenta como essencial para o ensino de História.
A semestralidade permite trabalhar em torno de eixos temáticos e, a partir desses eixos, sobre conteúdos que sejam significativos para que o estudante compreenda o que é o ser - humano e analise seu desenvolvimento e as diferentes formas de interação que esse homem elabora com a natureza e com seus pares.
Os eixos temáticos do 2º ano do ensino médio e seus respectivos objetivos são:
·         Formação social, cultural e econômica do Brasil e da América Latina
1.       Compreender os elementos que constituem e que originaram as culturas latino-americanas.
2.       Compreender o processo de exploração, colonização que os europeus, especificamente portugueses e espanhóis, estabeleceram na América
3.       Analisar de que forma o subdesenvolvimento se arraiga às antigas colônias americanas através do processo de exploração econômica e como isso se reflete hoje em dia
4.       Analisar como se deu a relação  sócio-política entre europeu, ameríndio e africano
·         Formação do mundo moderno e contemporâneo  e das atuais relações de trabalho e produção
1.       As relações de produção e o mundo do Trabalho no período da Revolução Industrial
2.       Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
3.       A Democracia Representativa Constitucional, seu surgimento e as transformações que ela implicou na sociedade
A partir desses Eixos é possível trabalhar de forma não cronológica com os conteúdos e relacionar informações sobre sociedades diversas e até mesmo separadas no tempo cronológico. Dessa forma, os conteúdos significativos do 2º ano são:
·         Processo de ocupação e exploração da América
·         Constituição Política e Social da América latina
·         A escravidão na América
·         Caráter Econômico da relação Europa-América
·         O surgimento do Capitalismo
·         O surgimento da Democracia representativa como prerrogativa política do Capitalismo
·         As tecnologias humanas e os efeitos que seu uso gera nas relações de trabalho
·         Diversidade cultural e Social na Europa e na América
Esses conteúdos serão trabalhados no semestre em torno de quatro áreas centrais que proporcionam a abordagem dos conteúdos significativos dos Eixos Centrais. Esse currículo, baseado em uma organização cronológica, pode ser alterado no decorrer do semestre. A forma pelo qual ele foi organizado (cronologicamente) não representa a forma de apresentação dele aos alunos. Inicialmente temos como currículo o seguinte:
1.       História da América
·         As populações ameríndias
·         A conquista da América espanhola. A relação entre colonizador e colonizado
·         Estruturas econômicas na America espanhola
·         Economia, política e sociedade na América espanhola
2.       História do Brasil
·         Fases de exploração econômica no Brasil Colonial
·         Extrativismo e a relação português-indígena
·         A produção de açúcar e suas conseqüências
·         Escravidão no Brasil Colonial
·         A resistência dos Escravos
·         O bandeirismo e os jesuítas
·         A mineração e a mudança do centro geopolítico colonial
·         O declínio das minas
·         Cultura e religiosidade na colônia
3.       As Revoluções Liberais
·         Revolução Inglesa
·         Revolução Francesa
·         Revolução Industrial
·         Independência dos EUA e da América Espanhola
4.       Processo de Independência do Brasil e Brasil Monárquico
·         A vinda da família Real em 1808 e suas conseqüências
·         A Revolução de 1817 e a pressão para a Independência
·         O ato de Independência e o 1º Reinado
·         O Governo Regencial
·         O Segundo Reinado
·         Economia e política no Brasil Imperial
·         Escravidão no Brasil Imperial

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