Ementa de História
para o 2º ano do Ensino Médio
O propósito da abordagem das
disciplinas de humanidades, e aqui se inclui a História, no Ensino Médio não é
apenas a de formar cidadãos ou indivíduos conscientes e etc. Isso é o que se
pretendia na Educação do início do século XX, marcada por um caráter
positivista e elitista. Essa visão de educação está presente na LDB no Art. 2.
As disciplinas de humanidades trabalham com uma perspectiva alargada sobre essa
visão, uma vez que o objetivo principal dessa área hoje é compreender o ser
humano, perceber a alteridade entre as culturas e fazer com que o individuo
reflita sobre o seu papel na sociedade. ‘No século XX, sem que desaparecessem
as concepções anteriores, novas perspectivas teóricas têm procurado minar as
certezas positivas, incorporando orientação mais relativista às análises’ (PCNs
Ciências Humanas e suas tecnologias p. 6). Desse modo ocorre uma mudança na
perspectiva histórica no final do século XX e início do século XXI, mudança
essa de difícil consolidação e que encontra resistência por parte de alguns
professores da área de humanidades.
Sob esse aspecto, a função da
História no âmbito do Ensino médio é promover a reflexão sobre o ser humano no
decorrer do tempo histórico, suas organizações políticas sociais e econômicas,
suas tecnologias e as maneiras como ele age sobre a natureza. Desse modo, a
História exige uma abordagem interdisciplinar, não apenas com as disciplinas
das áreas de humanidades, mas também com as Ciências da natureza e com as disciplinas
de Códigos e Linguagens. “O momento, hoje, é o de se estruturar um currículo em
que o estudo das ciências e o das humanidades sejam complementares e não
excludentes. Busca-se, com isso, uma síntese entre humanismo, ciência e
tecnologia, que implique a superação do paradigma positivista, referindo-se à
ciência, à cultura e à história. Destituído de neutralidade diante da cultura,
o discurso científico revela-se enquanto representação sobre o real, sem se
confundir com ele. Desta forma, “a tensão entre a lei e o indivíduo, entre a
necessidade e a liberdade, entre o universal e o singular, entre a linguagem
formal das matemáticas e as línguas naturais encontraria no conceito de cultura
e de autoprodução do homem sua matriz inteligível, de sorte a integrar em um só
conjunto, sistematicamente tratado, a aparente dispersão dos fatos e dos
conhecimentos.”’(PCNs, Ciências Humanas e suas tecnologias, p. 7). No entanto
essa proposta interdisciplinar muitas vezes encontra resistência dentro do
próprio corpo docente das unidades de ensino, que estão muitas vezes
preocupados em oferecer ao aluno um conhecimento fragmentado, fruto de uma
organização burocrática do conteúdo e, sobretudo, desvinculado da realidade em
que o estudante se insere. ‘A História, que deverá estar presente também
enquanto História das Linguagens e História das Ciências e das Técnicas, não na
perspectiva tradicional da História Intelectual, que se limita a narrar
biografias de cientistas e listar suas invenções e descobertas, mas da nova
História Cultural, que enquadra o pensamento e o conhecimento nas negociações e
conflitos da ação social’ (idem p. 8). Assim, a interdisciplinaridade se
apresenta como essencial para o ensino de História.
A semestralidade permite
trabalhar em torno de eixos temáticos e, a partir desses eixos, sobre conteúdos
que sejam significativos para que o estudante compreenda o que é o ser - humano
e analise seu desenvolvimento e as diferentes formas de interação que esse
homem elabora com a natureza e com seus pares.
Os eixos temáticos do 2º ano do ensino médio e seus
respectivos objetivos são:
·
Formação social, cultural e econômica do Brasil
e da América Latina
1.
Compreender os elementos que constituem e que
originaram as culturas latino-americanas.
2.
Compreender o processo de exploração,
colonização que os europeus, especificamente portugueses e espanhóis,
estabeleceram na América
3.
Analisar de que forma o subdesenvolvimento se
arraiga às antigas colônias americanas através do processo de exploração
econômica e como isso se reflete hoje em dia
4.
Analisar como se deu a relação sócio-política entre europeu, ameríndio e
africano
·
Formação do mundo moderno e contemporâneo e das atuais relações de trabalho e produção
1.
As relações de produção e o mundo do Trabalho no
período da Revolução Industrial
2.
Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em
sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos
benefícios econômicos.
3.
A Democracia Representativa Constitucional, seu
surgimento e as transformações que ela implicou na sociedade
A partir desses Eixos é possível
trabalhar de forma não cronológica com os conteúdos e relacionar informações
sobre sociedades diversas e até mesmo separadas no tempo cronológico. Dessa
forma, os conteúdos significativos do 2º ano são:
·
Processo de ocupação e exploração da América
·
Constituição Política e Social da América latina
·
A escravidão na América
·
Caráter Econômico da relação Europa-América
·
O surgimento do Capitalismo
·
O surgimento da Democracia representativa como
prerrogativa política do Capitalismo
·
As tecnologias humanas e os efeitos que seu uso
gera nas relações de trabalho
·
Diversidade cultural e Social na Europa e na
América
Esses conteúdos serão trabalhados
no semestre em torno de quatro áreas centrais que proporcionam a abordagem dos
conteúdos significativos dos Eixos Centrais. Esse currículo, baseado em uma
organização cronológica, pode ser alterado no decorrer do semestre. A forma
pelo qual ele foi organizado (cronologicamente) não representa a forma de
apresentação dele aos alunos. Inicialmente temos como currículo o seguinte:
1.
História da América
·
As populações ameríndias
·
A conquista da América espanhola. A relação
entre colonizador e colonizado
·
Estruturas econômicas na America espanhola
·
Economia, política e sociedade na América
espanhola
2.
História do Brasil
·
Fases de exploração econômica no Brasil Colonial
·
Extrativismo e a relação português-indígena
·
A produção de açúcar e suas conseqüências
·
Escravidão no Brasil Colonial
·
A resistência dos Escravos
·
O bandeirismo e os jesuítas
·
A mineração e a mudança do centro geopolítico
colonial
·
O declínio das minas
·
Cultura e religiosidade na colônia
3.
As Revoluções Liberais
·
Revolução Inglesa
·
Revolução Francesa
·
Revolução Industrial
·
Independência dos EUA e da América Espanhola
4.
Processo de Independência do Brasil e Brasil
Monárquico
·
A vinda da família Real em 1808 e suas
conseqüências
·
A Revolução de 1817 e a pressão para a
Independência
·
O ato de Independência e o 1º Reinado
·
O Governo Regencial
·
O Segundo Reinado
·
Economia e política no Brasil Imperial
·
Escravidão no Brasil Imperial
Nenhum comentário:
Postar um comentário