sexta-feira, 22 de junho de 2012

Trabalhos interdisciplinares do 2º e 3º ano


Olá companheiros, coloco aqui as diretrizes dos trabalhos interdisciplinares.
Já expliquei o que é desejado nas aulas.
Qualquer dúvida, procurar os professores das matérias envolvidas.
Abraços

TRABALHO DO TERCEIRO ANO
PESQUISA/ ESCRITO/COM BIBLIOGRAFIA/ NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA/ EM DUPLA/ VALOR 3,0 
FILOSOFIA – A visão de Comte, Marx, Hegel e Freud sobre a História e a consciência.
·         Responder as questões de 1 a 10, Capítulo 6, da página 67 do livro-texto de Filosofia.
SOCIOLOGIA – Participação Política, Direitos humanos e Democracia, Cidadania e Classe social/ O Estado Moderno, Democracia e Liberalismo.
·         A diferenciação entre Democracia Clássica e a Democracia Contemporânea
·         As correntes realistas e idealistas dentro do Estado Moderno
·         Consciência Política e Cidadania na contemporaneidade
HISTÓRIA – Nazismo e fascismo e a privação dos Direitos Humanos.
·         Funcionamento do Estado totalitário.
·         A privação de Direitos no Estado totalitário.
·         O papel da vigilância para o funcionamento da ideologia no Estado totalitário.

TRABALHO DO SEGUNDO ANO
PESQUISA/ ESCRITO/COM BIBLIOGRAFIA/ NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA/ EM DUPLA/ VALOR 3,0 
KARL MARX
FILOSOFIA - Trabalho e Alienação/ Ideologia na visão marxista.
·         Vida e Obra
·         Materialismo Histórico – o que é?
·         Qual a visão marxista sobre o trabalho e alienação
·         O que é Ideologia para Marx
·         Nº 4 (Trabalho digno e bem remunerado), Nº 11 (Direito a informação verdadeira e correta) nº 20 (dever de lutar pela conquista e ampliação dos direitos) - Conclusão
SOCIOLOGIA – Origem da Família, do Estado e da Propriedade Privada/ Estrutura e superestrutura no marxismo.
·         Como se originou a família, a legitimidade do Estado e a noção de propriedade segundo o marxismo
·         Conceitos de Estrutura e superestrutura em Marx.
·         3  (Direito a resguardar a casa, família e honra) 19 (respeitar e proteger os direitos da comunidade) 4  (trabalho digno e bem remunerado)
HISTÓRIA – Traçar um paralelo entre a Escravidão do Brasil Colonial com o Trabalho no Sistema Capitalista (Trabalho Assalariado).
·         O funcionamento do sistema escravista
·         Definição de classes dentro do sistema escravista
·         Comparação com o trabalho assalariado
·         14 (Tortura e linchamento) 15 (prisão arbitraria) 4  (trabalho digno e bem remunerado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário