Olá companheiros, coloco aqui as diretrizes dos trabalhos interdisciplinares.
Já expliquei o que é desejado nas aulas.
Qualquer dúvida, procurar os professores das matérias envolvidas.
Abraços
TRABALHO DO TERCEIRO
ANO
PESQUISA/ ESCRITO/COM BIBLIOGRAFIA/ NO LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA/ EM DUPLA/ VALOR 3,0
FILOSOFIA – A visão de Comte, Marx, Hegel e Freud sobre a
História e a consciência.
·
Responder as questões de 1 a 10, Capítulo 6, da
página 67 do livro-texto de Filosofia.
SOCIOLOGIA – Participação Política, Direitos humanos e
Democracia, Cidadania e Classe social/ O Estado Moderno, Democracia e
Liberalismo.
·
A diferenciação entre Democracia Clássica e a
Democracia Contemporânea
·
As correntes realistas e idealistas dentro do
Estado Moderno
·
Consciência Política e Cidadania na
contemporaneidade
HISTÓRIA – Nazismo e fascismo e a privação dos Direitos
Humanos.
·
Funcionamento do Estado totalitário.
·
A privação de Direitos no Estado totalitário.
·
O papel da vigilância para o funcionamento da ideologia
no Estado totalitário.
TRABALHO DO SEGUNDO
ANO
PESQUISA/ ESCRITO/COM BIBLIOGRAFIA/ NO LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA/ EM DUPLA/ VALOR 3,0
KARL MARX
FILOSOFIA - Trabalho e Alienação/ Ideologia na visão
marxista.
·
Vida e Obra
·
Materialismo Histórico – o que é?
·
Qual a visão marxista sobre o trabalho e
alienação
·
O que é Ideologia para Marx
·
Nº 4 (Trabalho digno e bem remunerado), Nº 11
(Direito a informação verdadeira e correta) nº 20 (dever de lutar pela
conquista e ampliação dos direitos) - Conclusão
SOCIOLOGIA – Origem da Família, do Estado e da Propriedade
Privada/ Estrutura e superestrutura no marxismo.
·
Como se originou a família, a legitimidade do
Estado e a noção de propriedade segundo o marxismo
·
Conceitos de Estrutura e superestrutura em Marx.
·
3
(Direito a resguardar a casa, família e honra) 19 (respeitar e proteger
os direitos da comunidade) 4 (trabalho
digno e bem remunerado)
HISTÓRIA – Traçar um paralelo entre a Escravidão do Brasil
Colonial com o Trabalho no Sistema Capitalista (Trabalho Assalariado).
·
O funcionamento do sistema escravista
·
Definição de classes dentro do sistema
escravista
·
Comparação com o trabalho assalariado
·
14 (Tortura e linchamento) 15 (prisão
arbitraria) 4 (trabalho digno e bem
remunerado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário